Estética Gengival

Esta área da odontologia é feita pelo especialista em periodontia.

Também chamada de estética rosa, tem como objetivo melhorar a estética gengival que está ao redor do dente.

Entre as principais queixas com relação à gengiva estão: o sorriso gengival (quando a gengiva aparece muito ao sorrir e/ou os dentes têm aparência de serem pequenos), os níveis gengivais desalinhados (quando a altura da gengiva de um dente está diferente de seu similar), exposição da raiz do dente por conta da retração gengival, a cor (gengivas com manchas ou escuras), os sangramentos (gengivite, que é a inflamação das gengivas).

A Gengivoplastia é o procedimento realizado para refazer o contorno da gengiva nos dentes.

Essa técnica é bem simples e normalmente é acompanhada de outro procedimento cirúrgico chamado Gengivectomia, que consiste na remoção de parte do tecido gengival, para expor melhor os dentes e melhorar o sorriso gengival.

Quando há perda de tecidos da gengiva, seja por doença periodontal (gengivite), má escovação, traumas (como bruxismo - apertamento dos dentes- ou força durante a escovação), ocorre a exposição da raiz dentária (retração gengiva), prejudicando o alinhamento e consequentemente a harmonia visual entre os dentes e a gengiva.

Nesses casos, a odontologia estética oferece solução através dos enxertos, ou seja, retirada de tecidos gengivais de outros locais da boca, que serão enxertados nos locais onde há retração.

Geralmente retirados do palato (céu da boca), esses tecidos são rapidamente alocados e o procedimento, bem como sua recuperação, são rápidos.

O clareamento gengival, também chamado de pelling gengival, é um procedimento simples e sem pós-operatório. Ele é usado para remover manchas e clarear a gengiva, deixando-a rosa.

Bichectomia

Bichectomia é uma cirurgia plástica em que há retirada, geralmente parcial,de duas bolsas de gorduras presentes uma em cada lado da boca, entre a maxila e mandíbula, chamadas de " bolas de Bichat".

A Biochectomia é uma cirurgia usualmente estética com o objetivo de melhorar o formato facial através da diminuição das bochechas, deixando o rosto mais elegante. É indicada também para pessoas que mordem constantemente a bochecha , devido ao seu volume.

Esse procedimento é realizado com anestesia local e totalmente com acesso intraoral (incisão dentro da boca, onde a cicatrização é bem mais rápida e não deixa nenhuma cicatriz ou marca no rosto.).

O resultado começa a ser notado em aproximadamente 2 semanas.

Procure por celebridades como: Madonna, Angelina Jolie, Megan Fox e Glória Pires. Note que houve um afinamento da face, deixando-as mais elegantes.