Harmonização Orofacial é uma especialidade da odontologia que busca melhorar a aparência e a função da região da boca e do rosto, por meio de diferentes técnicas e procedimentos estéticos e terapêuticos.
Essa é realizada por um dentista especializado, que avalia cada caso e indica o melhor plano de tratamento, de acordo com as necessidades e os objetivos de cada paciente.
A harmonização orofacial pode trazer benefícios como:
Suavizar rugas e linhas de expressão;
Corrigir assimetrias e proporções faciais;
Melhorar o contorno e o volume dos lábios, do nariz, do queixo e das maçãs do rosto;
Prevenir ou tratar problemas como bruxismo, apnéia do sono, sorriso gengival, entre outros;
Aumentar a autoestima e a confiança dos pacientes.
Alguns dos procedimentos mais comuns da harmonização orofacial são:
Aplicação de toxina botulínica (botox)
Relaxa os músculos da mímica que causam rugas e linhas de expressão, eliminando ou suavizando as mesmas. Também é responsável por aliviar dores musculares na face e dores de cabeça, principalmente em pacientes que apresentam alguma disfunção temporomandibular (problemas de ATM), também conhecidos como bruxismo e apertamento dental.
Preenchimento com ácido hialurônico
Restaura o volume e a hidratação da pele, dos lábios e de outras áreas da face, além de suavizar rugas e linhas de expressão. Podem ser aplicados nas olheiras, bigode chinês, linhas de marionete, malar (maçã do rosto), rinomodelação (afinar e empinar o nariz), aumentar queixo, deixar mandíbula mais marcada, etc.
Bichectomia
É a remoção cirúrgica de parte da gordura das bochechas com objetivo de melhorar o formato facial através da diminuição das bochechas, deixando o rosto mais elegante. É indicada também para pessoas que mordem constantemente a bochecha , devido ao seu volume. Esse procedimento é realizado com anestesia local e totalmente com acesso intraoral (incisão dentro da boca, onde a cicatrização é bem mais rápida e não deixa nenhuma cicatriz ou marca no rosto).
O resultado começa a ser notado em aproximadamente 2 semanas. Procure por celebridades como: Madonna, Angelina Jolie, Megan Fox e Glória Pires. Note que houve um afinamento da face, deixando-as mais elegantes.
Bioestimuladores de colágeno
Consiste na aplicação de substâncias que provocam uma reação inflamatória na pele, estimulando as células a produzirem mais colágeno. Essas substâncias são biocompatíveis e reabsorvíveis, ou seja, não causam alergias nem ficam permanentemente no organismo. É uma técnica de estética facial que visa aumentar a produção de colágeno na pele, melhorando a firmeza, a elasticidade e a aparência da mesma. O número de sessões varia de acordo com a substância, a área e o objetivo do tratamento, mas geralmente são necessárias de duas a quatro sessões, com intervalos de um a três meses.
Os resultados são graduais e duradouros, e começam a ser percebidos após um mês da primeira sessão.
Lipo de papada mecânica e química
É a remoção de gordura da região do queixo, para definir o contorno facial;
Rinomodelação
É a correção de imperfeições do nariz, sem cirurgia, por meio de preenchimento ou toxina botulínica;
Microagulhamento
É a criação de microperfurações na pele, por meio de agulhas, para estimular a regeneração e a produção de colágeno;
Fios de sustentação
São fios absorvíveis que são inseridos sob a pele, para promover um efeito lifting e estimular a produção de colágeno;