A Prevenção na odontologia é importante para manter a saúde bucal e geral do paciente, pois as doenças bucais podem afetar não só a estética, a mastigação e a fala, mas também a autoestima, a nutrição, a imunidade e a saúde sistêmica. Essa prevenção consiste no exame clínico, radiográfico, e, se houver necessidade, exames complementares como tomografias, exames de sangue e outros.
A prevenção na odontologia pode reduzir os custos e os transtornos associados aos tratamentos curativos, que muitas vezes são mais complexos, demorados e invasivos. É um conjunto de medidas que visam evitar ou reduzir a incidência e a gravidade de doenças bucais, como cárie, gengivite, periodontite, câncer oral/facial, cistos, dentre outras.
Para realizar a prevenção na odontologia, é recomendado que o paciente mantenha uma rotina de higiene bucal adequada, com escovação dos dentes após as refeições, uso de fio dental e enxaguante bucal, além de evitar hábitos nocivos, como o consumo excessivo de açúcar, álcool e tabaco. Também é importante que o paciente visite regularmente o dentista, pelo menos a cada seis meses, para realizar uma limpeza profissional (profilaxia, raspagem de cálculos e aplicação tópica de flúor), uma avaliação clínica e exames complementares, se necessário.
Lembre-se: prevenir é melhor do que remediar!